segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto: O Corpo Através da Arte



Um breve passeio pela história da arte e podemos ter uma ideia como essa noção vem se transformando com o passar do tempo. Foi na Renascença que a matemática, através da perspectiva, transforma a pintura, cada vez mais, em uma representação calculada da realidade. Se os desenhos até o fim da idade média parecem toscos, o Renascimento vai lhes dar a proporção calculada de uma cabeça, de uma profundidade de campo, de relações entre partes distintas dentro de uma composição. Isso chega a um nível de virtuosismo que acaba esgotando a exploração da representação fidedigna da realidade. A arte precisa inventar o que dizer. Até mesmo porque, a partir do século XIX, a fotografia coloca em cheque a busca dos pintores pela perfeição.
Na escultura, cuja "revolução" vinha, pelo menos desde Rodin - que deixava a impressão de seus dedos aparecerem em seus modelos de bronze. O corpo da arte, agora, passava a ser um espaço de experimentação e de idéias.
Na sua presença contemporânea a body art indica um movimento inspirado nos happenings e nas performances, que  usa o corpo do artista como suporte e meio de expressão.

Body ART - O Body ART é a utilização do corpo , é como se o corpo fosse a tela de pintura do autor.A criação desse movimento foi na Europa e nos Estados Unidos no final da década de 60,mostra a capacidade de comunicação do corpo humano , do próprio artista .Ele foi fortemente  influenciado pela cultura da nudez, da comunicação corporal e da liberdade sexual.
- Utilização do corpo (inclusive do artista), Crítica a arte (questionamento a classificações, estilos e a própria definição do que é arte)- •Relacionar a arte ao nosso cotidiano, Tudo pela arte (utilizando muitas vezes dor, mutilações e bizarrices para se provar isso), Uso de várias técnicas (pintura, tatuagens, danças etc.)

Tatuagem - A tatuagem é uma forma de inscrição que usa o corpo como superfície. A pele é, por excelência, essa superfície - zona de interface e de exterioridade do corpo. Um lugar de teatralização somática, dado que o sintoma pode nela expressar-se como signo natural. Mas ela foi escolhida por muitas práticas culturais como espaço de subjectivação, como zona de passagem da natureza à cultura.
Pintura corporal indígena -Para os índios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
Alguns artistas que usam o corpo como representação artística...
Keity Haring (Enfoque: Silhueta Corporal): Pintor americano, o mais importante dos grafiteiros do 80 anos, nascido em Kutztown, Pensilvânia, em 1958.(esquerda)
Lotte Reiniger - (Alemanha 1899 – 1981) - Reiniger nasceu em Berlim e foi a primeira mulher a se dedicar à animação. (direita)

Atividades realizadas:



- Pesquisas individuais sobre a Body Arte e a influência que a sociedade exerce sobre os padrões corporais.


- Criação de Silhuetas corporais a partir da leitura de imagem das obras do grafiteiro americano Keity Haring.









- Confecção de “muro” fictício na sala de aula com grafites a partir dos seus desenhos de haring.




- Cartazes com temas ligados ao projeto.

Parabéns a professora Ieda e aos alunos da 8ª série pelo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário