Arte regional e catarinense

ARTE AO NOSSO REDOR

       Trabalhar com a Arte regional nas escolas pode significar, além da divulgação e manutenção das tradições, o desenvolvimento cognitivo, a imaginação, a reflexão crítica e criativa.
           Estes conhecimentos fazem parte do planejamento da disciplina de arte propostos nos PNC e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Com isso, o ensino da Arte nas escolas da rede municipal de Itajaí precisa se adequar e aprofundar nestes conhecimentos.
Conhecendo-se esta realidade e carência, acredita-se que com a utilização das mídias educacionais, juntamente com outras metodologias de ensino e aprendizagem pode-se amenizá-las.
      Dessa forma, a vida torna-se mais fácil e divertida quando o aluno adquire um comportamento mental, que o faz capaz de comparar coisas e a transformar ideias em palavras. Mesmo aprendendo algo pelo computador o aluno se sentirá mais motivado do que nas aulas tradicionais, uma aula moderna, uma novidade abre o pensamento cognitivo e artístico do aluno.

Você é nosso convidado para conhecer e divulgar este projeto...

Lindinalva Deólla da Silva



             Como parte da pesquisa sobre artistas regionais, os alunos do 8º ano, juntamente com a professora de informática Katiane Cugik, montaram a narração a partir do texto crítico de Antônio Medeiros. Cada aluno da sala gravou um trecho do texto, sendo que em cada citação surge a fotografia da paisagem que originou a pintura, bem como a formação das aquarelas de Deola.



Eduardo Baruch



               Arte personalizada. As obras do artista plástico Eduardo Baruch  se destacam pelas cores vibrantes. Moderno e irreverente. O toque bem humorado  das suas telas deixam qualquer ambiente com um ar divertido. Que tal ter em casa um quadro especialmente feito  pra você . A inspiração vem das pessoas e das situações corriqueiras da vida. Eduardo Baruch é mais um nome forte no mundo das artes plásticas que nasceu em Itajaí SC e se projetou no exterior. Orgulho nosso! Confira!
Clique no ícone  para visualizar a tela inteira e na seta para navegar.


Se você não conseguir visualizar a atividade clique aqui.


Meyer Filho


             Ernesto Meyer Filho nasceu em Itajaí, no dia 4 de dezembro de 1919.  Bacharel em Ciências Contábeis, Meyer Filho foi o primeiro pintor modernista catarinense a expor sua arte sem sair de seu estado natal. Expôs individualmente em galerias profissionais e museus do Rio de Janeiro (Galeria Penguim, 1960), Belo Horizonte (Museu de Minas Gerais Pampulha, 1961) e São Paulo (Casa do Artista Plástico, 1963 e 1964).
             Quintais e galos fantásticos estão entre os temas preferidos do artista, que buscava inspiração em Marte, e foi taxado de maluco pelos conservadores. Deixou sua arte em diferentes espaços culturais, mas também em objetos inusitados como guardanapos dos bares e nas costas de folhas de cheque.
         Seu quadro “Idílio fantástico” (1957) foi a primeira pintura fantástica produzida e exibida no estado de Santa Catarina em exposição individual, no Museu de Arte Moderna de Santa Catarina. As obras de Meyer Filho estão expostas em Florianópolis, Belo Horizonte, Joinville, e na Pinacoteca de Porto Alegre, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (Coleção TheonSpanoudis), além de coleções particulares no Brasil e exterior. Ernesto Meyer Filho faleceu no dia 22 de junho de 1991. Confira suas produções!
Clique no ícone  para visualizar a tela inteira e na seta para navegar.


Se você não conseguir visualizar a atividade clique aqui.

Leonel Tedesco

             Gaúcho, veio pra SC fazem 7 anos, em Balneário Camboriú a 4. Iniciou no universo fotográfico a quase 40 anos, desde cedo a paixão pela fotografia fez parte de sua vida, sua primeira exposição fotográfica foi aos 16 anos de idade. Rumou para a fotografia publicitária logo depois, onde atua até hoje.
        Leonel já teve a oportunidade de fazer grandes campanhas e atender grandes clientes, como o BIG, a Arisco e Tintas Renner. Mas a correria do mercado e de Porto Alegre o fez buscar um lugar com mais qualidade de vida para viver.
         Hoje Leonel continua atendendo o mercado publicitário e ministrando cursos de fotografia, o que lhe dá muito prazer em contribuir com seu conhecimento aos novos apaixonados pela arte da fotografia.
             Atualmente criou o projeto “A Rua dos Negros -Comunidade Quilombola do Morro do Boi” é fortalecer e dar visibilidade ao resgate histórico da hereditariedade dos moradores da Comunidade. Através de uma Exposição Fotográfica  de “retratos” dos moradores, que  revela seus traços de etnia Quilombola na busca de sua identidade histórico-cultural. E ao mesmo tempo o Projeto propõem um diálogo paralelo sobre individualidades; quando as imagens  revelam sonhos e expressões únicas das pessoas fotografadas. A Exposição abrangerá 20 imagens fotográficas individuais de moradores da Comunidade, todas em cor especial de Sépia. Confira o seu belo trabalho!
Clique no ícone  para visualizar a tela inteira e na seta para navegar.



Se você não conseguir visualizar a atividade clique aqui.

Walmir Binhotti



Se você não conseguir visualizar a atividade clique aqui.

Tânia Maria

Se você não conseguir visualizar a atividade clique aqui.


DESCRIÇÃO DO PROCESSO


Você é nosso convidado a conhecer os passos do desenvolvimento deste projeto...

1- Realizei com os alunos do 8º ano, uma sondagem sobre seus conhecimentos em arte catarinense e arte local. Após algumas conversas e questionamentos, explanei para a turma os objetivos do projeto, sua importância e quais as propostas de atividades e pesquisas que seriam realizadas. Incentivei a turma a registrar e a divulgar no blog da escola todo o andamento do projeto. Esta página está sendo um espaço de interação com outras escolas, para que possam compartilhar projetos e outras experiências vividas. A página ainda está sendo alimentada e atualizada frequentemente, mesmo com o encerramento do projeto.

Realizei com os alunos pesquisas colaborativas sobre artistas conhecidos na região através de pesquisas bibliográficas, entrevistas com moradores do seu bairro e através da internet. Após a coleta de dados de alguns nomes de artistas, nós selecionamos os temas a partir da pesquisa realizada. 






Cada tema foi um segmento da arte como: Fotógrafo, escultor, pintor, desenhista, músico, bailarino, grafiteiro, poeta, design de moda, design de interiores, artesão entre outros.

2- Nesta etapa desenvolvida na sala de Informática, cada aluno ficou responsável pela coleta de informações de um artista da região de Itajaí e Balneário Camboriú. Foram enviados pelos alunos e-mails aos artistas com a solicitação de informações, imagens de obras, biografia do artista, solicitação de endereços online como blogs, sites, redes sociais, e também o pedido de direito de imagem para publicarem no blog da escola.


3- Cada aluno apresentou na sala de aula o artista que escolheu e pesquisou, mostraram a biografia do artista, imagens das obras e sonorização, fatos relevantes ou curiosos, dados sobre o processo criativo do artista.

4- Com todas estas informações pesquisadas pelos alunos, eu criei um power pointque foi exibido  para a apreciação de todos em sala de aula. Alguns vídeos retirados do youtubee enviados pelos artistas foram executados enriquecendo a proposta. Posteriormente a apresentação realizada por mim, cada aluno recebeu uma folha A3 onde representaram através de desenhos os detalhes das obras que mais gostaram, podendo utilizar imagens, recortes, palavras, trechos de músicas e poemas pesquisados anteriormente.








5- Um dos projetos da Secretaria de Educação da cidade de Itajaí, é o Conexão arte na escola. Desta forma, a secretaria organiza uma pequena lista de exposições artísticas que irão acontecer no segundo semestre para agendar a visitação das escolas do município.

Assim, através da visita à exposição escolhida, no dia 24 de junho visitamos a mostra intitulada Liberdade, da artista plástica da região Sandra Mara Cornelsen da Silva, os alunos do 8º ano tiveram contato com pinturas näifs em um espaço diferente da sua realidade, o museu. Muitos registros de fotografias em celulares e câmeras digitais foram feitos por eles.



Olhos atentos....observando e Fotografando cada detalhe...

Observando a monitora da exposição.

 Cartaz da exposição


Professora Ieda e parte de seus alunos

6- Após a visita, trabalhei com os alunos a temática da exposição visitada. Foram confeccionados trabalhos relacionados à proposta da artista, e dois trabalhos dos alunos foram escolhidos para apresentar na noite da mostra de trabalhos. Assim, a proposta escolhida por mim, foi a criação de painéis de papelão pintados com tinta acrílica e nanquin, técnicas estas utilizadas pela artista da exposição. A temática foi o estudo das obras de Sandra vinculadas à leitura de imagens das obras de arte näif. Sandra Mara busca temas ligados à sua vivência como brinquedos, brincadeiras, parques de diversões, carnaval, futebol e a infância carente. Desta forma, os alunos pesquisaram, refletiram e pintaram cenas da sua realidade.


Compartilhando ideias....

Entre tintas e pincéis...muita criatividade...


Finalizando com contornos precisos!


Detalhe das molduras...chita!!



Painéis concluídos..prontinhos para serem expostos!

7- Nesta próxima etapa, os alunos tiveram contato com a poesia de Itajai. Cada aluno  realizou uma pesquisa na internet buscando informações sobre um poeta da cidade de Itajaí. Auxiliados pela professora de informática, os alunos postaram na página do blog da escola suas pesquisas sobre estas poesias e imprimiram a poesia que mais gostaram.

 Trabalhamos na sala de aula a literatura de cordel, que é muito utilizada no nordeste brasileiro pois aborda temas cotidianos do povo. Através da técnica da gravura, foram testados desenhos em isopor e EVA, criando relevos para confeccionar a capa do cordel. Cada aluno  ilustrou a poesia que escolheu em folha A4 dobrada com esta técnica em tinta guache, e,  dentro do livreto escreveram o poema e o nome do autor. Estes trabalhos foram expostos na escola e postados no blog.



Desenhando a gravura no EVA
 Pintando as gravuras....



Exposição das poesias de cordel – poemas de Itajaí

9- Pra finalizar as atividades, foi realizada a pintura do muro lateral da escola. Os alunos utilizaram o primeiro desenho realizado em folha A3 sobre a arte local. Eu, juntamente com a turma, fizemos uma seleção de pontos relevantes em cada um dos desenhos. Desta forma o muro foi pintado com tinta acrílica e pigmento xadrez. Os materiais foram solicitados à direção da escola e APP.
A pintura foi realizada em etapas, primeiro desenharam com giz colorido, depois misturaram os pigmentos à tinta branca criando diversos tons. Os espaços maiores foram pintados primeiro depois os detalhes, e, por fim os contornos em cor preta.

Fazendo a montagem dos desenhos para a pintura do muro...




 Depois de selecionados os desenhos partimos para a melhor parte...pintar!!!!!


10-Durante as produções, todo o processo foi fotografado, filmado e documentado por mim e pelos alunos, reunimos muitos materiais para alimentar e atualizar blog da escola. Desta forma o blog passou a ser um canal de comunicação entre nós e outros professores da região, foi, e está sendo capaz de promover o intercâmbio de ideias e a troca de saberes. No decorrer destas atividades, eu e os alunos, passamos por um processo de alfabetização digital, aprendemos juntos, aprendemos a navegar e buscar conhecimentos no universo virtual.







Criação de floreiras com pneus...



Aos poucos nossa escola fica linda...


O projeto vem florindo aos poucos...
Com a participação da nossa professora de Informática Catiane, nosso trabalho foi além. Ela criou diversos jogos educativos com as obras dos artistas estudados, ficou muito criativo, os alunos adoraram!

Até os artistas citados no blog deixaram mensagens de felicitações ao nosso projeto.


Gravando para os vídeos narrados no blog com a professora Katiane.

Montando o quebra-cabeça com as obras de Leonel Tedesco.

Com Baruch...

Aprofundando-se nas obras e biografia de Meyer Filho...

Até entrevista sobre para o jornal da cidade a professora Ieda concedeu...

Nosso trabalho está crescendo. Não para por aqui...deixe seu recadinho contando-nos sua opinião sobre nossas produções!

5 comentários:

  1. Nosso trabalho está ficando incrível.
    Parabéns aos envolvidos, professora Catiane e alunos do 8º ano.
    Sem vocês este trabalho não estaria sendo concretizado.
    Vamos divulgar o que temos ao nosso redor, nossa cultura, tradições e ARTE!
    Parabéns para nós!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei os jogos de quebra-cabeça com minhas pinturas! Que criatividade, pessoal! Parabéns! E obrigada pela honra de fazer parte do seu blog, que está muito bacana! Beijos

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS ..NOSSA ESCOLA ESTÁ MARAVILHOSA....PROFESSORA IEDA E KATIANE...ALUNOS....VCS SÃO ESPECIASI EM NOSSA ESCOLA BJUS

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Professora Ieda. A Escola só ganha com sua competência e originalidade. Ela ficou linda! Parabéns a todos os alunos do 8º Ano que desenvolveram este trabalho e também para a Professora Katiane. Que 2015 venha logo para que desenvolvas mais e mais projetos. Beijos no coração de cada um!

    ResponderExcluir
  5. Grande Trabalho, parabéns professora Ieda e Katiane, parabéns aos alunos também! A escola ficou linda.

    ResponderExcluir