O
professor de matemática da nossa escola resolveu inserir a resolução
do cubo mágico nas suas aulas como uma proposta de aprender
matemática brincando. Confira o projeto:
PROJETO CUBO MÁGICO
Tema:
Cubo
Mágico: Uma proposta desafiadora para entender Matemática
brincando.
Questão
Problema:
Como
fazer com que os alunos aprendam a resolver problemas matemáticos,
percebendo a aplicabilidade desses novos conhecimentos?
Justificativa:
O
Cubo Mágico é um jogo conhecido mundialmente, trata-se de um
quebra-cabeça, o mais vendido da história, com mais de 250 milhões
de unidades vendidas. Este instrumento torna-se relevante nas aulas
de Matemática por apresentar um grau elevado de dificuldade para a
sua resolução e para tal, faz-se necessário estratégias para
desvendá-lo. Essas estratégias são em síntese a aplicação de
cálculos matemáticos, sem os mesmos torna-se estatisticamente
impossível descobrir a sua resolução devido as infinitas
possibilidades de combinações. O presente Projeto tem como objetivo
fazer com que todo aluno que estiver cursando o anos finais do Ensino
Fundamental da Escola Básica Padre Jose de Anchieta consiga resolver
o Cubo Mágico e adquirir novas competências na disciplina de
Matemática, aplicando os seus conhecimentos matemáticos na
resolução de problemas concretos.
OBJETIVOS:
- Descobrir que o cubo mágico tem 43 quintilhões de combinações;
- Resolver o cubo mágico;
- Calcular o perímetro e área;
- Identificar o volume de alguns sólidos geométricos;
- Desenvolver o raciocínio logico;
- Ter uma melhor interação entre alunos e o corpo docente da escola;
- Adquirir a percepção de espaço;
- Saber o que é face, aresta e vértice.
Habilidades
Desenvolvidas:
No decorrer de
aproximadamente 9 aulas os alunos irão adquirir as habilidades de:
- Calcular a área e o perímetro de quadriláteros;
- Resolver problemas de volume de alguns sólidos geométricos;
- Descobrir como é a representação do número 43 quintilhões no quadro posicional;
- Descobrir o que é face, aresta e vértice, e finalmente resolver o cubo mágico.
Tempo estimado:
Nove
aulas.
Materiais Necessários:
Textos, imagens, quadro,
pincel atômico, folders, projetor, computador, cópias e o cubo
mágico.
Atividades:
- Atividades para concretizar o conteúdo;
- Trabalho em dupla;
Estratégias:
Material concreto, aulas
práticas e dialogadas.
Parabéns ao professor Rodrigo pela iniciativa e aos alunos pelo empenho em aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário