quinta-feira, 8 de maio de 2014

O cubo mágico no ensino da matemática


O professor de matemática da nossa escola resolveu inserir a resolução do cubo mágico nas suas aulas como uma proposta de aprender matemática brincando. Confira o projeto:

PROJETO CUBO MÁGICO

Tema:
Cubo Mágico: Uma proposta desafiadora para entender Matemática brincando.


Questão Problema:
Como fazer com que os alunos aprendam a resolver problemas matemáticos, percebendo a aplicabilidade desses novos conhecimentos?


Justificativa:
O Cubo Mágico é um jogo conhecido mundialmente, trata-se de um quebra-cabeça, o mais vendido da história, com mais de 250 milhões de unidades vendidas. Este instrumento torna-se relevante nas aulas de Matemática por apresentar um grau elevado de dificuldade para a sua resolução e para tal, faz-se necessário estratégias para desvendá-lo. Essas estratégias são em síntese a aplicação de cálculos matemáticos, sem os mesmos torna-se estatisticamente impossível descobrir a sua resolução devido as infinitas possibilidades de combinações. O presente Projeto tem como objetivo fazer com que todo aluno que estiver cursando o anos finais do Ensino Fundamental da Escola Básica Padre Jose de Anchieta consiga resolver o Cubo Mágico e adquirir novas competências na disciplina de Matemática, aplicando os seus conhecimentos matemáticos na resolução de problemas concretos.


OBJETIVOS:
  • Descobrir que o cubo mágico tem 43 quintilhões de combinações;
  • Resolver o cubo mágico;
  • Calcular o perímetro e área;
  • Identificar o volume de alguns sólidos geométricos;
  • Desenvolver o raciocínio logico;
  • Ter uma melhor interação entre alunos e o corpo docente da escola;
  • Adquirir a percepção de espaço;
  • Saber o que é face, aresta e vértice.

Habilidades Desenvolvidas:
No decorrer de aproximadamente 9 aulas os alunos irão adquirir as habilidades de:
  • Calcular a área e o perímetro de quadriláteros;
  • Resolver problemas de volume de alguns sólidos geométricos;
  • Descobrir como é a representação do número 43 quintilhões no quadro posicional;
  • Descobrir o que é face, aresta e vértice, e finalmente resolver o cubo mágico.


Tempo estimado:
Nove aulas.

Materiais Necessários:
Textos, imagens, quadro, pincel atômico, folders, projetor, computador, cópias e o cubo mágico.

Atividades:
  • Atividades para concretizar o conteúdo;
  • Trabalho em dupla;
  • Manuseio contínuo do cubo.

Estratégias:
Material concreto, aulas práticas e dialogadas.


 Parabéns ao professor Rodrigo pela iniciativa e aos alunos pelo empenho em aprender.

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