quarta-feira, 13 de junho de 2012

MIC 2012 - Mostra de Ideias e Curiosidades

A nossa escola participou com dois belos projetos na MIC 2012. O minhocário com a professora Rose e as turmas do Jardim e Pré e o Projeto Energia Elétrica no Brasil com a Professora Katiane e a turma da 8ª série. A proposta foi implantar ideias de sustentabilidade aliada ao desenvolvimento.




A proposta de estudar as fontes geradoras de energia elétrica no Brasil partiu da instrutora de informática com a implantação da proposta de estudar o uso da Tecnologia no dia-a-dia. A energia elétrica foi a escolhida para iniciar o nosso estudo pois ela é essencial para a sociedade. Imagine ficarmos um mês sem energia elétrica no planeta. Com certeza seria instaurado um caos.

Os alunos realizaram diversas pesquisas referente as formas de geração de energia elétrica e constatamos que no bairro Canhanduba há um potencial de energia elétrica sendo queimado diariamente. Os gases produzidos no aterro sanitário devido a decomposição do lixo, que são queimados e liberados na atmosfera em forma de gás carbônico poderiam ser usados para alimentar motos geradores e produzir energia elétrica para cerca de 3000 residências. Em 2021 esse potencial de produção de energia elétrica aumentaria e seria possível abastecer 6000 residências.

Esse projeto apresentou um grande retorno de aprendizado para os nossos alunos e demonstrou que a educação é uma grande aliada para conscientização das pessoas para aliar sustentabilidade e desenvolvimento.

Confira um resumo das atividades desenvolvidas no projeto.


Para demonstrar a forma como é gerada a energia elétrica montamos uma maquete de uma usina hidrelétrica com a ajuda da professora Ieda. Confira as fotos da exposição na MIC.







Parabéns aos alunos e aos professores envolvidos nos projetos.

Um comentário:

  1. Não poderia deixar de passar por aqui e registrar os parabéns às professoras Katiane e Rose pelo excelente trabalho realizado na MIC. Realmente teve significado e o envolvimento do grupo foi perceptível. Tenho orgulho de ter profissionais como vocês no grupo de trabalho. Aos aluno que fizeram as apresentações, também, merecem destaque pois sem vocês com certeza os trabalhos não teriam tanto brilho. Registro também, o agradecimento a toda equipe Anchieta que direta ou indiretamente participaram destes projetos. Infelizmente, não conseguimos levar o trabalho de séries iniciais da profª Iliane, mas valeu a intençãoné, Iliane? Fica para próxima. PARABÉM EQUIPE ANCHIETA! Um forte abraço... Janete Vitorino/ direção

    ResponderExcluir