quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Aprendendo com as formigas


Os alunos do 3º e 4º ano desenvolveram diversas atividades em sala e no laboratório de informática. Confira clicando nos links:





Jogos envolvendo as formigas:







quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Labirinto do Teo

Esse jogo é ótimo para desenvolver o raciocínio lógico.

Clique na imagem para jogar

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Labirinto da Dora

Esse jogo é para educação infantil treinar a cordenção motora.

Clique na imagem para jogar

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto Jovem digital


A Escola Básica Padre José de Anchieta está localizada no Bairro Canhanduba, no município de Itajaí em Santa Catarina. Esta comunidade está localizada na zona rural do município e não dispõe de infra estrutura para o lazer. As crianças depois da escola ficam sem muitas opções para ocupar o tempo livre, quase sempre gasto em frente a TV ou perambulando pelas ruas. A comunidade é carente e não dispõe de recursos para cursos no centro da cidade. Outro inconveniente é a falta de horários diversificados de transporte impossibilitando o jovem de se aperfeiçoar para atuar no mercado de trabalho.
O mundo atual está marcado por grandes avanços científicos e tecnológicos. Dominar a computador é essencial para não ficar desatualizado nessa realidade. Cerca de 50 % dos nossos alunos possuem computador em casa, 37 % possuem acesso a internet e apenas 44% do discentes já fizeram um curso de informática, dos quais 75 % realizaram o curso Jovem digital. Procurando ampliar esses números e qualificar o aluno para usar o computador não somente para acessar sites de relacionamento e jogos, mas como uma ferramenta de trabalho desenvolve-se o curso Jovem Digital.
 Os interessados são dividos em turma de até 12 alunos e realizam 20 horas de curso no período vespertino. Durante esse período os alunos aprendem a navegar na internet, mandar e receber e-mail, usar o editor de texto, planilh eletrônica e apresentação eletrônica. Além disso recebem uma noção dos componentes do computador e sua função. 

 
Confira o roteiro do curso clicando no link abaixo.


Alunos faturam 2º e 3º lugar no Xadrez

Nossa escola conquistou mais dois troféus na última semana no JORME. A modalidade da vez foi o xadrez e nossa escola pontuou nas quatro categorias. O mirim masculino e o mirim feminino ficaram em 5º lugar, o infantil masculino faturou o 3º lugar e o infantil feminino ficou em 2º lugar. Nossa escola continua firme na 2ª colocação geral.

Parabéns aos atletas e a professora Joyce pelos bons resultados alcançados nas competições.

Projeto: O Corpo Através da Arte



Um breve passeio pela história da arte e podemos ter uma ideia como essa noção vem se transformando com o passar do tempo. Foi na Renascença que a matemática, através da perspectiva, transforma a pintura, cada vez mais, em uma representação calculada da realidade. Se os desenhos até o fim da idade média parecem toscos, o Renascimento vai lhes dar a proporção calculada de uma cabeça, de uma profundidade de campo, de relações entre partes distintas dentro de uma composição. Isso chega a um nível de virtuosismo que acaba esgotando a exploração da representação fidedigna da realidade. A arte precisa inventar o que dizer. Até mesmo porque, a partir do século XIX, a fotografia coloca em cheque a busca dos pintores pela perfeição.
Na escultura, cuja "revolução" vinha, pelo menos desde Rodin - que deixava a impressão de seus dedos aparecerem em seus modelos de bronze. O corpo da arte, agora, passava a ser um espaço de experimentação e de idéias.
Na sua presença contemporânea a body art indica um movimento inspirado nos happenings e nas performances, que  usa o corpo do artista como suporte e meio de expressão.

Body ART - O Body ART é a utilização do corpo , é como se o corpo fosse a tela de pintura do autor.A criação desse movimento foi na Europa e nos Estados Unidos no final da década de 60,mostra a capacidade de comunicação do corpo humano , do próprio artista .Ele foi fortemente  influenciado pela cultura da nudez, da comunicação corporal e da liberdade sexual.
- Utilização do corpo (inclusive do artista), Crítica a arte (questionamento a classificações, estilos e a própria definição do que é arte)- •Relacionar a arte ao nosso cotidiano, Tudo pela arte (utilizando muitas vezes dor, mutilações e bizarrices para se provar isso), Uso de várias técnicas (pintura, tatuagens, danças etc.)

Tatuagem - A tatuagem é uma forma de inscrição que usa o corpo como superfície. A pele é, por excelência, essa superfície - zona de interface e de exterioridade do corpo. Um lugar de teatralização somática, dado que o sintoma pode nela expressar-se como signo natural. Mas ela foi escolhida por muitas práticas culturais como espaço de subjectivação, como zona de passagem da natureza à cultura.
Pintura corporal indígena -Para os índios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
Alguns artistas que usam o corpo como representação artística...
Keity Haring (Enfoque: Silhueta Corporal): Pintor americano, o mais importante dos grafiteiros do 80 anos, nascido em Kutztown, Pensilvânia, em 1958.(esquerda)
Lotte Reiniger - (Alemanha 1899 – 1981) - Reiniger nasceu em Berlim e foi a primeira mulher a se dedicar à animação. (direita)

Atividades realizadas:



- Pesquisas individuais sobre a Body Arte e a influência que a sociedade exerce sobre os padrões corporais.


- Criação de Silhuetas corporais a partir da leitura de imagem das obras do grafiteiro americano Keity Haring.









- Confecção de “muro” fictício na sala de aula com grafites a partir dos seus desenhos de haring.




- Cartazes com temas ligados ao projeto.

Parabéns a professora Ieda e aos alunos da 8ª série pelo trabalho.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Concurso de Soletração 2013

Nessa 4ª feira (04), teve início mais um concurso de soletração na escola. Os alunos do 6º ano à 8ª série participarão de 6 fases classificatórias na sala de informática. Os 5 melhores classificados participarão da grande final.



Semana da Pátria

Na última 2ª feira (02) iniciaram as comemorações da Semana da Pátria. Diariamente estão acontendo apresentações na escola e a execução do Hino Nacional e da Independência.








Parabéns aos professores e as turmas pela organização das homenagens.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Atividades sobre a Independência do Brasil

Alguns jogos para a semana da Independência.

Clique na imagem para jogar
Clique na imagem para jogar
Clique na imagem para jogar
Clique na imagem para jogar

Clique na imagem para jogar