Um
breve passeio pela história da arte e podemos ter uma ideia como
essa noção vem se transformando com o passar do tempo. Foi na
Renascença que a matemática, através da perspectiva, transforma a
pintura, cada vez mais, em uma representação calculada da
realidade. Se os desenhos até o fim da idade média parecem toscos,
o Renascimento vai lhes dar a proporção calculada de uma cabeça,
de uma profundidade de campo, de relações entre partes distintas
dentro de uma composição. Isso chega a um nível de virtuosismo que
acaba esgotando a exploração da representação fidedigna da
realidade. A arte precisa inventar o que dizer. Até mesmo porque, a
partir do século XIX, a fotografia coloca em cheque a busca dos
pintores pela perfeição.
Na
escultura, cuja "revolução" vinha, pelo menos desde Rodin
- que deixava a impressão de seus dedos aparecerem em seus modelos
de bronze. O corpo da arte, agora, passava a ser um espaço de
experimentação e de idéias.
Na
sua presença contemporânea a body
art indica
um movimento inspirado nos happenings
e nas
performances, que usa o corpo do artista como suporte e meio de
expressão.
Body ART -
O Body ART é
a utilização do corpo , é como se o corpo fosse a tela
de pintura do autor.A criação desse movimento foi na Europa e nos
Estados Unidos no final da década de 60,mostra a capacidade de
comunicação do corpo humano , do próprio artista .Ele
foi fortemente influenciado pela cultura da nudez, da
comunicação corporal e da liberdade sexual.
- Utilização do corpo
(inclusive do artista),
Crítica a
arte (questionamento a classificações, estilos e a própria
definição do que é arte)- •Relacionar a arte ao nosso
cotidiano,
Tudo pela
arte (utilizando muitas vezes dor, mutilações e bizarrices para se
provar isso),
Uso de várias técnicas (pintura, tatuagens, danças etc.)
Tatuagem
- A tatuagem
é uma forma de inscrição que usa o corpo como superfície. A pele
é, por excelência, essa superfície - zona de interface e de
exterioridade do corpo. Um lugar de teatralização somática, dado
que o sintoma pode nela expressar-se como signo natural. Mas ela foi
escolhida por muitas práticas culturais como espaço de
subjectivação, como zona de passagem da natureza à cultura.
Pintura
corporal indígena
-Para os índios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou
na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são
considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo,
carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a
função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. O
processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com
semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão,
para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser
bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se
requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura
corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e
do marido.
Alguns
artistas que usam o corpo como representação artística...
Keity
Haring
(Enfoque: Silhueta Corporal): Pintor
americano, o mais importante dos grafiteiros do 80 anos, nascido em
Kutztown, Pensilvânia, em 1958.(esquerda)
Lotte
Reiniger -
(Alemanha 1899 – 1981) - Reiniger nasceu em Berlim e foi a primeira
mulher a se dedicar à animação. (direita)
Atividades
realizadas:
- Pesquisas individuais
sobre a Body Arte e a influência que a sociedade exerce sobre os
padrões corporais.
- Criação de
Silhuetas corporais a partir da leitura de imagem das obras do
grafiteiro americano Keity Haring.
- Confecção de “muro”
fictício na sala de aula com grafites a partir dos seus desenhos de
haring.
- Cartazes com temas
ligados ao projeto.
Parabéns a professora Ieda e aos alunos da 8ª série pelo trabalho.