sexta-feira, 22 de junho de 2012

Desafios de Lógica Matemática

Para exercitar seu raciocínio lógico nada como alguns desafios:

- Jogo da Perereca


É bem simples. Mova todas as pererecas verdes para o lado direito e as pererecas marrons, para o lado esquerdo. Para que elas saltem é só clicar nelas. Mas cuidado as pererecas não voltam e além disso pulam por cima de uma única perereca.


Clique na imagem para jogar

- 3 Padres e 3 Canibais

O desafio do jogo é atravessar todas as pessoas (3 padres e 3 canibais) para o outro lado do rio. Cabem duas pessoas no barco e o barco precisa de no mínimo uma pessoa para navegar. O problema é que cada vez que o número de canibais for maior que o número de padres, eles são devorados

Como Jogar:
  1. Aperte o Play
  2. Clique com o mouse em cima da pessoa para entrar no barco
  3. Quando quiser que o barco atravesse o rio, clique no botão GO
  4. Clique nas pessoas que estão no barco para que elas desçam do barco
Clique na imagem para jogar

- Travessia da Ponte

Mostre que você é um bom estrategista nesse jogo. O objetivo é atravessar 6 pessoas em 30 segundos. O problema é que só podem atravessar duas pessoas por vez e uma tem que voltar para trazer o lampião. Cada pessoa demora um certo tempo para atravessar a ponte e a dupla anda no ritmo do mais lento.

http://static.njogos.pt/media/1f/57/4674.swf
Clique na imagem para jogar

 Esses jogos são usados com os alunos de 5° ano à 8ª série.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atividades sobre Itajaí

Essa semana comemora-se o aniversŕio de Itajaí. Para relembrar alguns símbolos e pontos turísticos de Itajaí os alunos do 2º ano montaram esses quebra cabeça.

 Clique na imagem para jogar

  Clique na imagem para jogar

 Clique na imagem para jogar

 Clique na imagem para jogar

 Clique na imagem para jogar

MIC 2012 - Mostra de Ideias e Curiosidades

A nossa escola participou com dois belos projetos na MIC 2012. O minhocário com a professora Rose e as turmas do Jardim e Pré e o Projeto Energia Elétrica no Brasil com a Professora Katiane e a turma da 8ª série. A proposta foi implantar ideias de sustentabilidade aliada ao desenvolvimento.




A proposta de estudar as fontes geradoras de energia elétrica no Brasil partiu da instrutora de informática com a implantação da proposta de estudar o uso da Tecnologia no dia-a-dia. A energia elétrica foi a escolhida para iniciar o nosso estudo pois ela é essencial para a sociedade. Imagine ficarmos um mês sem energia elétrica no planeta. Com certeza seria instaurado um caos.

Os alunos realizaram diversas pesquisas referente as formas de geração de energia elétrica e constatamos que no bairro Canhanduba há um potencial de energia elétrica sendo queimado diariamente. Os gases produzidos no aterro sanitário devido a decomposição do lixo, que são queimados e liberados na atmosfera em forma de gás carbônico poderiam ser usados para alimentar motos geradores e produzir energia elétrica para cerca de 3000 residências. Em 2021 esse potencial de produção de energia elétrica aumentaria e seria possível abastecer 6000 residências.

Esse projeto apresentou um grande retorno de aprendizado para os nossos alunos e demonstrou que a educação é uma grande aliada para conscientização das pessoas para aliar sustentabilidade e desenvolvimento.

Confira um resumo das atividades desenvolvidas no projeto.


Para demonstrar a forma como é gerada a energia elétrica montamos uma maquete de uma usina hidrelétrica com a ajuda da professora Ieda. Confira as fotos da exposição na MIC.







Parabéns aos alunos e aos professores envolvidos nos projetos.

Projeto Alimente a Arte - Esculturas com Alimentos

Os alunos do 3º ano se deliciaram fazendo a montagem de esculturas com alimentos. Esse trabalho foi a conclusão do estudo das obras do artista italiano Guiseppe Arcimboldo que viveu no século XVI.
Alimentos como cenoura, tomate, frutas, bolachas, salgadinhos entre outros, viraram lindas esculturas faciais. Depois de fotografá-los, os "rostinhos" foram devorados pelos seus artistas. Esta atividade além de ser delíciosa foi muito divertida.







Parabéns a professora Ieda e aos alunos pelas belas esculturas.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Esculturas Corporais

A proposta desta atividade norteou-se por pesquisas a respeito das  linguagens artísticas, da tatuagem e da arte contemporânea, com enfoque na pintura corporal indígena, carnavalesca e da moda, coleta e seleção de materiais alternativos como madeira, arames, tecidos, pregos entre outros.


Os trabalhos fizeram parte do projeto A visão da arte sobre o corpo. Os trabalhos foram expostos na escola para apreciação de todos.









Parabéns aos alunos da 8ª série e a professora Ieda pelo belo trabalho.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Brincadeiras Cantadas

 A turma do SESC visitou nossa escola e apresentou aos alunos as brincadeiras cantadas. Um projeto que visa resgatar as antigas brincadeiras de roda.
 Os alunos cantaram, brincaram e se divertiram muito.



Experimento sobre decomposição

Os alunos do 4º ano realizaram um experimento sobre a decomposição do lixo. Após a pesquisa na sala de informática sobre o tempo de decomposição do lixo, foi enterrada nos fundos da escola uma caixa de sapato contendo:

- 01 prego
- 01 laranja
- Casca de frutas
- 01 tira de borracha
- 01 lata de papelão com fundo de alumínio

Esta caixa será desenterrada depois do retorno das férias para verificar qual o estado de decomposição dos materiais.




Estamos aguardando anciosos pelos resultados.